O relacionamento entre cliente e empresa não é sempre algo fácil de se entender.

Alguns estudiosos do mercado comparam a um casamento: Tem a fase da paquera que é aquela que desperta o interesse no produto, depois vem a fase do namoro/noivado que é aquela que você junta o dinheiro para comprar o produto e por fim vem o casamento que é a compra do produto.

Mas para esse ‘relacionamento” não virar um divórcio que na maioria das vezes é um divórcio litigioso onde um cliente insatisfeito sempre irá falar mal da empresa ou do produto, temos que tomar alguns cuidados.

Se no passado essa situação já era bem ruim,  modernidade nos apresentou a internet que mudou para sempre a maneira das pessoas se comunicarem e hoje em dia, com o avanço das redes sociais, a palavra de seu cliente tem um peso muito maior.

Também se tornou muito comum você ver as empresas utilizando um perfil nas redes sociais para estar próximas aos seus clientes e é preciso saber se relacionar de forma correta e eficaz com o seu público alvo, pois eles poderão ser seus futuros clientes e neste caso, vão observar e avaliar bem como a sua empresa se relaciona com os clientes que já tem.

Relacionamento é um dos “3Rs”, pilares que você deve seguir para obter sucesso na internet e para ficar mais fácil o entendimento vamos dividir este processo em 2 etapas:

A primeira etapa desse relacionamento consiste em saber ouvir o seu cliente e/ou o que estão falando da sua empresa. Saber ouvir o cliente parece ser uma tarefa fácil, mas ela exige um extremo cuidado, independente se é uma opinião ou uma crítica seja ela positiva ou negativa. Mais importante não é só saber ouvir e sim saber entender o que estão tentando comunicar.

Isso é de extrema importância para que você possa estar apto a realizar a segunda etapa do relacionamento que é a comunicação.

A segunda etapa do relacionamento é saber se comunicar com o seu cliente e essa comunicação precisa ser rápida e precisa, também, aproximar vocês.

Com a interatividade na ponta dos dedos é muito comum ver as pessoas expondo as suas opiniões nas redes sociais e a sua empresa precisa estar pronta para responder o mais breve possível, pois um retorno rápido pode evitar uma bola de neve e enxurradas de comentários negativos, mas além de rápido retorno é preciso saber falar, pois a resposta precisa ser clara e objetiva e evitar palavras duras, mesmo que você sinta que tem razão.

A educação nas suas respostas é um elemento importantíssimo, pois desta forma o diálogo sempre vai estar aberto e você não pode esquecer que outras pessoas – clientes em potencial – estarão  observando e avaliando como você se relaciona com os seus clientes

Além disso a empresa precisa tem um plano de comunicação com Relevância e Regularidade (esses são os outros “2 Rs” que você deve seguir para obter sucesso na internet), pois é necessário saber o que o seu público quer ouvir e com isso as postagens conseguem atingir cada vez mais um público maior.
Seguindo essas etapas você tem tudo para obter um relacionamento de sucesso com o seu cliente.