Quando você decide colocar sua empresa no Facebook sempre surge aquela dúvida: Devo criar uma Fanpage ou um Perfil?
A resposta profissional é: Uma Fanpage! Mas muita gente – não eu – acha mais fácil trabalhar com o perfil por alguns pontos:
  • Você já está acostumado a usar um perfil do facebook – Sabe onde está tudo e como fazer para postar fotos, videos, posts, etc.
  • É mais fácil aumentar seu público, convidando amigos. Você sabe adicioná-los.
  • É possivel criar seu público de forma ativa. Você é quem oferece amizade, não o contrário.
  • Mais curtidas e compartilhamentos rapidamente.

Entre outras pseudo-vantagens enxergadas por quem é leigo, essas parecem as mais comuns. Assim muitas empresas começam como “pessoas” no facebook, agregando amigos, mandando mensagens, fazendo posts e deixando de aproveitar os muitos benefícios que uma fanpage pode fazer pela sua empresa.

Para isso vamos quebrar os argumentos iniciais um por um.

Já estou acostumado a usar um perfil do facebook.

Sim, está, mas a fanpage se parece o suficiente com um perfil para que você continue sabendo o que fazer. E além disso, a fanpage oferece ferramentas de publicação que o perfil não possui, como:

  • Agendamento de posts, permitindo que você crie seus posts futuros deixando-os agendados e que serão publicados automaticamente na data e horários definidos.
  • Integração com suas redes sociais, o que vai criar postagens automáticas conforme você atualizar, editar essas redes, por exemplo:
    • Instagram
    • Youtube
    • Twitter
  • Em alguns casos essa integração com outras redes permite gerenciar e moderar comentários em blogs e sites com um app do facebook.

É mais fácil aumentar seu público.

Sim, é. Você pode simplesmente ir oferecendo amizade e ver quem responde positivamente e assim aumentar seu público. Mas, você tem um limite para isso. 5mil amigos. A fanpage não possui limites.

Mas você quer começar pequeno. Eu sei. Mas com um bom trabalho de marketing social, uma fanpage pode atingir 5mil curtidas em menos um ano organicamente. Se houver investimento em anúncios, isso acontece em muito menos tempo.

Rapidamente os 5mil serão pouco porque uma pequena parcela disso apenas será de público ativo e envolvido (curtindo, compartilhando e, principalmente, gerando dinheiro, seja comprando ou contratando). E você vai desejar crescer. Nesse momento precisará migrar de perfil para página e aí, adeus 5mil amigos, não há como migrá-los. Todo seu esforço para conquistar seu público, foi por água abaixo.

Posso criar público de forma ativa.

Sim, pode. Mas quantas dessas pessoas estão realmente interessadas no que você oferece? Quantas são compradores? Quantas são seu público? Quantas só aceitaram seu pedido porque simplesmente aceitam todos?

Mas, aqui há um ponto. Quando você cria um perfil para sua empresa como você sabe quem chamar? Seus amigos do outro perfil? lembra de todos? Pois bem, a página deixa você convidar cada um deles com um clique. Usando a lista do seu perfil original.

A página também permite que você crie estratégias de conquista de público.

  • Promoções
    • Seja por curtidas, compartilhamento, comentários.
    • Distribuição de cupons
  • Sorteios
    • Com diversas configurações, incluindo enquetes e votações.

Mais curtidas e compartilhamentos rapidamente.

Aqui é onde acontece o maior engano. Uma curtida em um perfil não é uma curtida numa fanpage. Por diversos motivos, mas principalmente porque há dois tipos de pessoal no seu perfil pessoal,

  • Em seu perfil há os curtidores, aqueles que vão simplesmente curtir tudo o que os amigos postam, isso gera um fluxo grande de curtidas sem sequer o acompanhamento da mensagem.
  • Um post pessoal toca muito mais fundo do que qualquer post de página, são amigos, conhecidos. Eles vão te dar o apoio, sempre. Ainda assim sem qualquer relação direta com a mensagem.

Quando você posta numa fanpage, você não apenas tem curtidas focadas na sua mensagem, e compartilhamentos direcionados a espalhar essa mensagem. Isso indica que quem está se envolvendo com seu post não o fez por um motivo qualquer, mas por interesse no que você oferece.

Na fanpage você consegue mensurar quem e quantos curtiram e compartilharam seus posts facilmente. Consegue saber que posts dão resultados em curtidas, comentários e qualquer outra medida de engajamento, além de poder filtrar esses resultados por dia, horário, etc.

Se você tem interesse  em um post promocional e deseja que ele seja visto pelo maior número de pessoas, com poucos cliques você pode impulsioná-lo com alguma verba, mesmo que pouca, atingindo um grande público em pouquíssimo tempo.

E se você tem uma loja

O facebook comporta diversos apps que permitem incluir uma loja virtual diretamente na sua fanpage, o seguidor pode comprar sem sequer sair do facebook, acredita?

Não insista em algo apenas porque você se acostumou a isso, lembre-se que apenas quem se profissionaliza vai pra frente.

Invista certo na loja e o seu tempo é parte do investimento. Aprende, mude e conserte o que precisar.

Sucesso!