Um dos grandes desafios na comunicação digital é fazer com que sua empresa seja reconhecida por uma “persona”. Na verdade o desafio começa quando você vai definir essa persona.

Para exemplificar isso vou propôr um exercício rápido. Imagine seu(ua) amigo(a) mais próximo(a) e suas qualidades e defeitos. Imagine que ele(a) vai responder uma pergunta pessoal, imagine que ele(a) precisa te pedir um favor delicado. Imagine que vai tentar te vender alguma coisa. É fácil imaginar isso? Sim, porque você o(a) conhece bem! Você conhece sua persona. Você sabe como ele é, como pensa, como costuma agir.

adolescentes-personagem-plano-set_23-2147531364Uma empresa, principalmente quando está lidando com a mídia social, precisa ter também uma persona e essa persona é, sim, um pouco psicológica, pois reflete uma personalidade humana. É antropomórfica. Sua empresa é uma pessoa jurídica e imaginar que ela vai ter que fazer contato humano direto com outras pessoas talvez facilite entender esse trabalho. Quem se comunica com sua empresa “entende” que está falando com um funcionário, mas ao mesmo tempo integra a pessoa do funcionário na pessoa da sua empresa. Esse trabalho é quase um exercício de prosopopéia – tornar humana uma pessoa que não é – e deve acontecer assim mesmo, para que o seu cliente, seu público e seus prospects entendam quem sua empresa é.

O primeiro passo é definir essa persona como um personagem. Sua empresa é moderna? Ela fala como um jovem? Ela é tradicional e fala como um senhor? Ela fala como um jovem ou umA jovem? Ela tem gênero? Ela tem idade?

E aqui há o grande risco de você tentar fazer com que a empresa tenha a SUA persona e isso pode estar atrapalhando seus contatos e vendas. Será que você é a pessoa certa para falar com seu público? Pode ser que seja, sim… Mas pode ser que, apesar de você ser um excelente administrador, sua empresa precise de uma cara diferente.

Quando você define sua persona corretamente você dá um passo poderoso em direção a 2 de nossos 3Rs, que são Relacionamento e Relevância. Isso já garante um grande impacto na sua comunicação digital.

Depois dela definida você verá que é mais fácil decidir o que e como falar, escolher postagens, definir prospects e tudo o mais, porque você acabou de determinar o cerne comunicativo da sua empresa.

nickdewarPor último, uma curiosidade e uma dica: Repare como grandes empresas estão “inventando” personagens para atender seus clientes, dando a eles nome, rosto, e características pessoais. Nem sempre a empresa precisa de uma cara tão específica, mas experimente fazer isso: Invente um personagem que trabalha em sua empresa e é quem responde seus emails e mídia social. Lembre-se que ele é tão envolvido na empresa que você poderia entregar a empresa na mão dele sem medo, com a certeza de que ele faria sempre a coisa certa pois ele conhece e respira sua empresa, ele toma as decisões corretas e é a essência do seu público. Ele reflete seu público e a sua empresa em igual medida. Como ele seria? Onde ele mora? Quantos anos tem? Como ele responde a um elogio? E se for uma grosseria? Como ele tenta vender um produto? Como ele oferece um serviço? Ele é atencioso ou é mais prático? Ele gosta de papear ou gosta de resolver coisas rapidamente?

Garanto:  Com uma boa persona, você vai ter um atendimento muito mais eficaz, ainda que careça de outros aspectos para ser eficiente.

Mas vamos continuar falando de tudo isso a cada post.

Grande abraço.