Muitas empresas chegam até nós querendo melhorar sua rede social e vender mais. Nessa hora sempre temos que jogar um pouco de água fria. Uma coisa não tem, realmente, nada a ver com a outra.

Querer entrar em uma rede social como o Facebook para vender é querer entrar numa roda de amigos novos para oferecer rifas. Todo mundo percebe na hora suas intenções e sabe que você só tem um interesse ali.

Nesse ponto a filosofia dos 3Rs fala muita coisa, principalmente no que se refere a Relacionamento e Relevância.

imagesQuando sua empresa está no facebook ela está ali para oferecer e não demandar. Ela precisa ter a vontade de trazer algo novo para seu público, algo relevante, interessante, divertido. O cliente está ali para se relacionar e normalmente se retrai quando bombardeado por informações comerciais e promocionais.

Obviamente existem momentos em que os dois interesses são comuns. Exemplos muito bons são restaurantes, onde o produto ofertado vai ao encontro do interesse do público alvo. Quem não quer ver uma foto de comida bem produzida na sua timeline à hora do almoço? Quando isso acontece você consegue prender o cliente com uma informação promocional direta. Varejo. Comida: R$ 45,00!! E isso ainda é agradável, estimulante.

Mas isso é um objeto em meio as centenas de possibilidade de produtos, vendas, serviços.

Seja o que sua empresa tenha para vender, pense sempre no que ela pode oferecer. Talvez postagens que tragam informações pertinentes ao consumidor. Talvez brindes, talvez apenas posts divertidos que alegrem por um momento quem está lendo.

O cliente precisa criar um relacionamento com você e entender que “conversar” ou “ver coisas da” sua empresa é agradável e interessante, e então, só então, você poderá falar sobre negócios sem afastá-lo.

Vender é importante, mas para se comunicar na web, relacionamento dá muito mais resultado.